As eleições municipais estão chegando e os postulantes aos cargos eletivos tiveram até às 20h de quinta-feira (15/8) para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a plataforma oficial da Justiça Eleitoral já disponibiliza as informações de todos os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito na capital do Rio Grande do Sul.
O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, enquanto o segundo turno está previsto para ocorrer no dia 27 do mesmo mês.
- Leia também: TSE publica resoluções com regras das eleições deste ano
- Leia também: Eleições 2024: quem são os candidatos à prefeitura de São Paulo
- Leia também: Eleições 2024: quem são os candidatos à prefeitura de Salvador
Confira os candidatos de Porto Alegre:
-
Carlos Alan — PRTB (28)
Carlos Alan Rosa de Castro, na urna apenas Carlos Alan, tem 43 anos e faz parte do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Nas eleições de 2024, faz parte da coligação Renova Porto Alegre (dos partidos DC e PRTB) e tem como vice da chapa o engenheiro João Morsch (DC).
Carlos Alan tem no currículo a candidatura a deputado estadual do Rio Grande do Sul, em 2022, mas não se elegeu.
Número para votar: 28
-
Fabiana Sanguiné — PSTU (16)
Fabiana da Silva Sanguiné, na urna apenas Fabiana Sanguiné, tem 46 anos e faz parte do Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Nas eleições de 2024 tem como vice da chapa o professor Regis Ethur (PSTU).
Fabiana tem no currículo a candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul, em 2022, mas não se elegeu.
Número para votar: 16
-
Felipe Camozzato — NOVO (30)
Felipe Zortéa Camozzato, na urna apenas Felipe Camozzato, tem 36 anos e faz parte do Partido Novo (NOVO). Nas eleições de 2024 tem como vice da chapa a empresária Raqueli Baumbach (Novo).
Felipe tem no currículo dois mandatos como vereador de Porto Alegre (em 2016 e 2020) e também se elegeu deputado estadual pelo estado em 2023.
Número para votar: 30
-
Luciano do MLB — UP (80)
Luciano Schafer, na urna apenas Luciano do MLB, tem 44 anos e faz parte do Unidade Popular (UP). Nas eleições de 2024 tem como vice da chapa a estudante Amanda Benedett (UP).
Luciano tem no currículo uma candidatura para vereador do estado em 2020, mas não se elegeu.
Número para votar: 80
-
Maria do Rosário — PT (13)
Maria do Rosário Nunes, na urna apenas Maria do Rosário, tem 58 anos e faz parte do Partido dos Trabalhadores (PT). Nas eleições de 2024, faz parte da coligação "O Povo de novo na Prefeitura" (Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / Federação PSOL REDE(PSOL/REDE) / PSB) e tem como vice da chapa a servidora pública Tamyres Filgueira (PSOL)
Maria do Rosário já foi eleita vereadora de Porto Alegre (de 1993 a 1998), também foi deputada estadual (1999 a 2002), deputada federal (cargo que ocupa desde 2003).
Número para votar: 13
-
Sebastião Melo — MDB (15)
Sebastião Melo tem 66 anos e faz parte do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Nas eleições de 2024, faz parte da coligação Estamos Juntos, Porto Alegre (dos partidos PP/Republicanos/ MDB/PL/PSD/PODE/ SOLIDARIEDADE/PRD) e tem como vice da chapa a veterinária Betina Worm (PL).
Candidato à reeleição para a prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo trabalha na política brasileira desde 2004, quando se candidatou a vereador pelo estado. Desde então, concorreu a vereador novamente, deputado estadual e vice-prefeito até se candidatar para o cargo de prefeito em 2020 e se eleger.
Número para votar: 15
*Estão citados na reportagem todos os candidatos listados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 23h59 do dia 15 de agosto de 2024. A matéria será atualizada caso novas candidaturas sejam disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
Saiba Mais
-
Política Governo não vai reconhecer a vitória de Maduro sem as atas, diz Amorim
-
Política Corina rejeita sugestões de Lula para nova eleição na Venezuela
-
Política Votação da desoneração da folha é adiada para a próxima terça-feira
-
Política PEC da Anistia, que perdoa dívida dos partidos, é aprovada no Senado
-
Política Cármen Lúcia chama Moraes de "grande presidente" ao defender ministro no TSE
-
Política Lula sugere novas eleições ou um "governo de coalizão" na Venezuela