A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/8), a 29ª fase da Operação Lesa Pátria. De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em três estados e no Distrito Federal, sendo eles: Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (3), Goiás (1). Também foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados.
A operação tem por finalidade identificar pessoas que participaram e incitaram os atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Segundo a corporação, são estimados que o prejuízo causado ao patrimônio público chegue a R$ 40 milhões.
Os fatos investigados podem responder por crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
"As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas", informou a PF.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br