O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (24/8) que nunca conseguiu entender por que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi reeleito prefeito de São Paulo em 2016, quando concorreu com o vice, Gabriel Chalita na chapa e perderam para João Doria. A declaração ocorreu durante discurso do chefe do Executivo no segundo comício de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo.
"De vez em quando a gente tem uma certa decepção. Nunca consegui compreender a eleição que Haddad disputou com Doria e tinha o Chalita de vice. Nunca consegui compreender por que ele não foi reeleito prefeito de SP porque eles representavam aquilo de mais qualidade que SP poderia ter naquele momento histórico. Entretanto, o povo conseguiu acreditar numa mentira que foi o prefeito mais fracassado da história de SP, que depois foi eleito governador fracassado que não conseguiu fazer uma única coisa que prometeu", apontou.
- Lula entra oficialmente na campanha de SP e discursa em comício de Boulos
- Lula: "Não estou apenas apoiando Boulos, mas trabalhando para ele ser o futuro prefeito de SP"
- Lula diz que está "no pé" de ministros para baixar preço do arroz
Lula também classificou como um "equívoco do povo brasileiro" e um "retrocesso" a eleição de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
"Em 2022 outra vez houve equívoco do povo brasileiro por falta de informação, por conta do que a imprensa fez com a gente. Deixaram de votar no Haddad para votar no Bolsonaro como presidente. Foi um retrocesso na história desse país que a gente não pode permitir que se repita. A eleição de quatro em quatro anos tem que aperfeiçoar e colocar pessoas que pensam como a gente, pessoas que acreditamos, que têm histórico, biografia".
Por fim, reiterou apoio a Boulos. "Estou muito à vontade para dizer, recomendando que quem vota no Lula, Haddad, Marta, quem vota nas pessoas dignas desse país, vota Boulos para prefeito de SP no dia 6 de outubro", concluiu.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br