O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quinta-feira (22/8) com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb. Eles falaram sobre as guerras em curso atualmente entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.
Segundo comunicado publicado pelo Planalto, os chefes de Estado tiveram uma “conversa aprofundada” sobre os conflitos, que afetam as regiões da Europa e do Oriente Médio. Eles discutiram ainda a reforma dos órgãos de governança globais, como as Nações Unidas.
“[Os presidentes] Expressaram visões semelhantes quanto à importância de contar com mais representantes da América Latina, da África e da Ásia no Conselho de Segurança da ONU”, diz o texto. O presidente brasileiro também convidou a Finlândia a participar da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será lançada na Cúpula de Chefes de Estado do G20, em novembro.
Lula já visitou a Finlândia
Lula também parabenizou Stubb pela vitória nas eleições finlandesas em fevereiro deste ano. O presidente da Finlândia, por sua vez, lembrou que ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores quando Lula visitou o país em 2007. Foi a primeira vez que um mandatário brasileiro esteve na Finlândia.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br