A deputada federal Missionária Michele Collins (PP-PE) protocolou na segunda-feira (19/8) um Projeto de Lei que proíbe a participação de atletas transexuais em competições esportivas apoiadas pelo Poder Público.
De acordo com o texto da deputada, o pedido envolveria atletas "cujo gênero seja identificado em contrariedade ao sexo biológico de seu nascimento" e seria em competições com participação direta e indireta do Poder Público.
O PL 3218/2024 prevê ainda multa para organizadoras dos eventos que descumprirem a lei, entre R$ 10 mil e R$ 100 mil, a depender das circunstâncias da infração e das condições financeiras do infrator.
Na justificativa do projeto, a deputada destacou que o objetivo é " garantir às mulheres a possibilidade de competir em igualdade de condições com outras mulheres nas competições esportivas".
- Leia também: Imane Khelif: a polêmica luta de boxe de 46 segundos entre argelina e italiana na Olimpíada
"Recentemente temos visto as competições sendo realizadas com a participação de pessoas trans, a exemplo de homens que se sentem mulheres em equipes femininas, uma desvantagem quando consideramos o aspecto fisiológico", argumentou a deputada.
Ao final do texto, Michele Collins salientou que o texto "não tem o objetivo de afrontar os movimentos LGBTI+" e que busca "resguardar as mulheres, visto que todas as atletas biologicamente do sexo feminino devem competir em status de igualdade".
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br