Infraestrutura

Potencial da energético offshore é debatido no Senado

Audiência discute aproveitamento de energia renovável no país. Tema voltou ao Senado após mudanças da Câmara dos Deputados

 C..pulas do Pal..cio do Congresso Nacional. ..A c..pula menor, voltada para baixo, abriga o Plen..rio do Senado Federal. A c..pula maior, voltada para cima, abriga o Plen..rio da C..mara dos Deputados. ..Foto: Pedro Fran..a/Ag..ncia Senado
     -  (crédito:  Pedro França/Agência Senado)
C..pulas do Pal..cio do Congresso Nacional. ..A c..pula menor, voltada para baixo, abriga o Plen..rio do Senado Federal. A c..pula maior, voltada para cima, abriga o Plen..rio da C..mara dos Deputados. ..Foto: Pedro Fran..a/Ag..ncia Senado - (crédito: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado promove, nesta terça-feira (20/8), uma audiência pública para debater o projeto que trata do aproveitamento de potencial energético offshore (PL substitutivo 576/2021). O texto original é do ex-senador ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

A matéria foi aprovada no Senado e enviada à Câmara dos Deputados em agosto de 2022. No entanto, como foi modificado pelos parlamentares, a proposta retornou à Casa com o senador Weverton (PDT-MA) como relator.

A energia offshore é uma fonte de energia renovável que utiliza a força do vento em alto-mar para gerar eletricidade. Funciona de forma semelhante à energia eólica em terra (onshore), mas com ventos mais rápidos e constantes devido à falta de barreiras no mar. 

Para discutir as vantagens e desvantagens deste projeto, a comissão convidou 12 especialistas para a audiência. Entre eles, estão o presidente executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira; e o gerente-executivo de Relações Governamentais do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Daniel Antunes.

Também constam da lista de debatedores o prefeito de Candiota (RS), Luiz Carlos Folador; o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace Energia), Paulo Pedrosa; e o diretor de Novos Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Marcello Cabral.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/08/2024 11:58
x