As eleições municipais estão chegando e os postulantes aos cargos eletivos tiveram até às 20h de quinta-feira (15/8) para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a plataforma oficial da Justiça Eleitoral já disponibiliza as informações de todos os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito na capital do Rio Grande do Norte.
Com seis candidaturas registradas, a eleição de Natal (RN) deve ter uma disputa acirrada entre três nomes.
As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro e têm segundo turno previsto para o dia 27 do mesmo mês. Confira os concorrentes à prefeitura da capital potiguar.
-
Carlos Eduardo (PSD)
Ex-prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo (PSD) lidera as pesquisas de intenção de voto. Na disputa para a prefeitura em 2024, no entanto, o político não compareceu ao primeiro debate, promovido pela Band em 8 de agosto.
O político busca retornar ao comando do Executivo municipal, que ocupou de 2013 a 2018, quando deixou o cargo para concorrer a governador do Rio Grande do Norte, mas não foi eleito. Na última participação em uma eleição, em 2022, Carlos Eduardo se candidatou ao senado, mas não foi eleito.
Carlos Eduardo é ainda o candidato que declarou o maior patrimônio, com valor de cerca de R$ 4,5 milhões. O advogado de formação representa a coligação Natal Nosso Amor, formada por PSD e DC. O vice da campanha é o também filiado ao PSD Jacó Jácome. O número de Carlos Eduardo na urna é o 55.
-
Paulinho Freire (União Brasil)
Atualmente no cargo de deputado federal, Paulinho Freire já foi vice-prefeito de Natal e vereador entre 2013 e 2022. O candidato do União Brasil aparece nas pesquisas eleitorais como um dos favoritos na disputa, atrás de Carlos Eduardo, e conta com o apoio do atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos).
O empresário é o nome apoiado por Jair Bolsonaro nas eleições. Paulinho representa a coligação Bora Natal, que junta Republicanos, Federação PSDB/ CIDADANIA, PP, Podemos, Solidariedade, PL e União Brasil.
A candidata à vice é Joanna Guerra, do Republicanos. O número na urna é 44.
-
Natália Bonavides (PT)
Candidata do PT, Natália Bonavides está no segundo mandato como deputada federal e já ocupou lugar na Câmara dos Vereadores de Natal em 2016. Natália vem ganhando projeção no PT Nacional e tem o apoio de Lula, além de relação com nomes influentes do partido, como Gleisi Hoffmann. Nas eleições municipais, ela aparece atrás de Carlos Eduardo e Paulinho Freire nas pesquisas.
Na última semana, Natália Bonavides ganhou destaque e foi apontada por veículos como “vencedora” do primeiro debate com os pré-candidatos, promovido pela Band.
Natália representa a coligação Natal Merece Mais, que une Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), PDT, MDB e PSB. O candidato a vice é Milklei, do Partido Verde (PV). Número é o 13.
-
Rafael Motta (Avante)
Rafael Motta (Avante) foi secretário de Esporte e Lazer na gestão de Álvaro Dias e concorre ao Executivo municipal. O engenheiro estreou na política em 2012, quando foi eleito para vereador.
Ele esteve ainda como deputado federal do RN durante dois mandatos, de 2015 a 2022. Na última eleição nacional, ele se candidatou ao Senado, mas não se elegeu.
Concorre a vice-prefeito José Abdon, também do Avante. O número na urna é o 70.
-
Nando Poeta (PSTU)
O sociólogo Nando Poeta vai representar o PSTU em Natal. Candidato a vereador em 2004 e a deputado estadual em 2006, ele volta a registrar uma candidatura em 2024.
Aos 61 anos, Nando contrasta com o vice, o jornalista Tiago Silva, de 29, também do PSTU.
-
Heró (PRTB)
Heronildes Bezerra da Silva, o Heró, é o candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Disputa as eleições municipais desde 2004, sendo que as três primeiras foram em Mossoró (RN), cidade onde o candidato nasceu.
O bispo evangélico se candidatou a vereador de Natal em 2016 e 2020, a governador em 2018 e a deputado estadual em 2022, mas não foi eleito. Vice é Bento, também do PRTB. O número na urna é 28.
*Estão citados na reportagem todos os candidatos listados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 23h59 do dia 15 de agosto de 2024. A matéria será atualizada caso novas candidaturas sejam disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br