Luto

Lula lamenta morte de escritor Márcio Souza, autor de Mad Maria

Amazonense ocupou cargos públicos, tendo dirigido o Departamento Nacional do Livro (DNL) e a Biblioteca Nacional, e presidido a Funarte

O petista fez elogios ao trabalho do escritor e jornalista, que deixa como legado a contribuição para a cultura do Amazonas  -  (crédito: Divulgação)
O petista fez elogios ao trabalho do escritor e jornalista, que deixa como legado a contribuição para a cultura do Amazonas - (crédito: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta segunda-feira (12/8) a morte do escritor amazonense Márcio Souza, aos 78 anos. Ele é autor do romance Mad Maria, sobre a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Roraima, e que foi adaptada para a TV Globo em formato de minissérie em 2005.

O petista fez elogios ao trabalho do escritor e jornalista, que deixa como legado a contribuição para a cultura do Amazonas, e prestou solidariedade à família e amigos de Márcio, que também era cineasta e diretor de teatro.

“O intelectual discutiu em sua obra, formada por quase 40 livros, por exemplo, o papel social do escritor e do cineasta durante o regime militar. E trouxe muitas contribuições para a cultura nacional”, escreveu Lula em nota de pesar divulgada pelo Planalto. “Meus sentimentos aos familiares, amigos e leitores da produção literária de Márcio Souza”, acrescentou. 

Márcio dirigiu o Departamento Nacional do Livro (DNL) e a Biblioteca Nacional, além de presidir a Funarte durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/08/2024 17:05 / atualizado em 12/08/2024 17:06
x