Tarja das olimpiadas
REDES SOCIAIS

Bolsonaro critica postagem do Ministério das Comunicações sem Rebeca

Publicação substituía Rebeca Andrade sendo reverenciada pelas ginastas estadunidenses por um computador

Print do post do Ministério das Comunicações (em cima) em comparação com a foto original (em baixo) -  (crédito: Reprodução / @jairmessiasbolsonaro / AFP / GABRIEL BOUYS)
Print do post do Ministério das Comunicações (em cima) em comparação com a foto original (em baixo) - (crédito: Reprodução / @jairmessiasbolsonaro / AFP / GABRIEL BOUYS)

Uma postagem nas redes sociais do Ministério das Comunicações agitou as redes sociais nesta terça-feira (6/8). O post foi criticado por muitos internautas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A publicação é uma releitura do momento marcante em que as ginastas Simone Biles e Jordan Chiles reverenciam Rebeca Andrade em primeiro lugar no pódio. Na postagem do ministério, Rebeca foi tirada da foto e em seu lugar foi colocado um computador com a frase "Computadores para inclusão".

Bolsonaro publicou um print da montagem e escreveu: "Ministério das Comunicações do Lula retira Rebeca Andrade de sua foto histórica em 1º lugar no pódio das Olimpíadas e troca por um computador em publicação no Instagram."

O ministério excluiu o post e o substituiu por outro, onde os computadores aparecem ao lado de Rebeca. Nos comentários da nova publicação, uma usuária escreveu "não adianta apagar, o Brasil viu".

Em nota, o Ministério das Comunicações reconheceu que "a postagem não foi adequada". Também pediu "desculpas à Rebeca Andrade e a todos os brasileiros e brasileiras, especialmente às mulheres pretas". De acordo com o ministério, o objetivo era "fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina".

Confira a nota na íntegra:

O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.

O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração.

Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/08/2024 12:34 / atualizado em 06/08/2024 12:55
x