O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (26/7), que o assessor especial da Presidência Celso Amorim embarca, na tarde de hoje, para Caracas, capital da Venezuela, para acompanhar as eleições presidenciais agendadas para domingo (28/7). A confirmação acontece após uma semana conturbada na relação entre o Brasil e o país comandado por Nicolás Maduro.
“O companheiro Celso Amorim está embarcando agora, às 14h, para a Venezuela”, disse Lula a jornalistas antes de participar de anúncio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Palácio do Planalto.
O governo brasileiro demonstrou preocupação com as falas recentes do presidente venezuelano que sugeriu um “banho de sangue” e uma “guerra civil” caso perca as eleições. Segundo pesquisas eleitorais, o candidato da oposição, Edmundo González, lidera as intenção de votos.
Maduro também fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro, que acusou de não ser auditado ou confiável. Como reação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou o envio de observadores internacionais, que iriam a Caracas também acompanhar a votação.
Saiba Mais
-
Política PF encontra e-mail de Ramagem orientando Bolsonaro a atacar as urnas
-
Política Lula anuncia R$ 41,7 bi do Novo PAC para transporte, desastres e infraestrutura
-
Política Lula lamenta morte de J.Borges: "Grande artista do nosso país"
-
Política Brasil pede desculpas por perseguição a japoneses
-
Política Gonet diz "não" à defesa de Bolsonaro sobre acesso a delação de Mauro Cid
-
Política Governo Lula aciona MPF contra decisões do Conselho Federal de Medicina