A Polícia Federal abriu uma investigação preliminar para apurar o ataque cibernético contra sistemas internos e administrativos do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A investida criminosa ocorreu na terça-feira (23) e foi revelada pelo Correio, que teve acesso a um documento interno da pasta alertando das vulnerabilidades.
A PF informou que policiais "especialistas em crimes de alta tecnologia trabalham em conjunto com a equipe da Secretaria de Governo Digital, com o objetivo de reunir informações que levem a autoria, modo de agir e motivação do crime".
De acordo com a corporação, informações preliminares apontam que o ataque atingiu apenas sistemas administrativos, está controlado e que o ministério possuía cópia dos sistemas atingidos, "de modo a garantir o reestabelecimento dos serviços".
A investigação está sendo conduzida pela Diretoria de Crimes Cibernéticos, unidade da PF especializada na apuração de crimes de alta tecnologia, que está sediada em Brasília. Além do ministério citado, o ataque afetou serviços que são utilizados por outros órgãos do governo federal.
Saiba Mais
-
Política Presidente do STJ autoriza aborto para menina de 13 anos estuprada
-
Cidades DF "25% das pessoas vão ser acometidas por AVC", disse especialista
-
Política Moraes nega progressão de pena a ex-deputado Daniel Silveira
-
Brasil Filha de deputado assassinada no MT foi ameaçada pelo ex-marido
-
Diversão e Arte Marcelo D2 disponibiliza quatro discos clássicos nos treamings
-
Diversão e Arte “Hello World” promete ser o hino das Olimpíadas de Paris 2024