O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o togolês Gilbert F. Houngbo, nesta quarta-feira (24/7), no Rio de Janeiro. Na conversa, Lula debateu sobre as mudanças no mundo do trabalho e o projeto brasileiro da Aliança Global Contra a Fome e Pobreza.
- Leia também: Lula garante que vai tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026
- Leia também: Lula comemora redução do número de pessoas com fome no Brasil
Na reunião, fechada para a imprensa, Lula abordou a iniciativa do governo de enviar ao Congresso um projeto de lei que regulamenta as atividades de motoristas por aplicativo, como Uber e 99, que, apesar das resistências no parlamento e até mesmo de motoristas das plataformas, o Planalto aponta como fundamental para preservar os direitos mínimos da categoria.
A reunião, que ocorreu logo após o pré-lançamento do projeto brasileiro no G20 da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, teve o pedido do presidente brasileiro de que a organização multilateral também colabore com a iniciativa que está aberta à adesão de governos, organizações internacionais, instituições de conhecimento, fundos e bancos de desenvolvimento e instituições filantrópicas.
A bilateral ocorreu 40 dias após o encontro de Lula e Houngbo no Fórum Inaugural da Coalizão Global para Justiça Social, em Genebra, na Suíça. No evento, o brasileiro tratou do enfrentamento das desigualdades sociais, concretização de direitos trabalhistas integrados a direitos humanos, expansão da capacidade e acesso aos meios produtivos e promoção do trabalho decente.