O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (23/7) que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o "tema principal" da presidência brasileira do G20. O pacto internacional estará aberto para adesão dos países a partir de amanhã.
“A fome e a pobreza são um fenômeno do comportamento humano, ou seja, dos dirigentes políticos. Então, a ideia de a gente criar essa coisa importante da aliança global contra a desigualdade e a fome é a razão principal, o tema principal do G20”, disse em entrevista concedida a jornalistas de agências internacionais.
Para o chefe do Executivo, a pauta “coloca o Brasil no cenário internacional”. “Sobretudo com três temas que nós consideramos extremamente importantes. O primeiro deles: a luta contra a desigualdade e o combate à fome nesse país. A luta contra a desigualdade, a luta contra a fome, a luta contra a pobreza, é uma luta que não pode ser feita por um país. Ela tem que ser feita pelo conjunto dos países que estão dispostos a assumir essa responsabilidade, eu diria, histórica”, afirmou.
A iniciativa estabelece mecanismos para mobilizar recursos financeiros para apoiar a políticas públicas de combate à desigualdade e à pobreza. O objetivo, de acordo com o Planalto, é “ampliar bases para o desenvolvimento e superação da fome a longo prazo”. A expectativa é que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza seja definitivamente lançada em novembro, na capital fluminense, durante a Cúpula de Líderes do G20.
Saiba Mais
-
Política Deputada bolsonarista e Felipe Neto discutem sobre decisão judicial
-
Política Ministros vistoriam obras da COP 30 nesta quarta-feira, em Belém
-
Política Lula: Milei tem que pedir desculpas para evitar 'relação complicada'
-
Política Ciro Gomes se encontra com bolsonaristas e diz que Ceará vive sob 'ditadura' do PT
-
Política Em convenção do PL, Nunes chama Boulos de 'invasor', 'vagabundo' e 'sem vergonha'
-
Política Lula se diz "assustado" com ameaça de Maduro