ABIN PARALELA

Renan afirma que Abin precisa ser refundada após espionagem ilegal

Grupo de agentes da Agência Brasileira de Espionagem (Abin) foram deflagrados em esquema de espionagem ilegal contra autoridades brasileiras

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse, neste sábado (13/07), que o Brasil precisa fundar novamente a Agência Brasileira de Espionagem (Abin). Nos últimos dias, os agentes do órgão são alvo de investigações da Polícia Federal por integrarem um esquema ilegal de espionagem contra autoridades, jornalistas e servidores públicos que eram críticos ao governo Bolsonaro (2019-2022). 

"O Brasil nunca teve uma agência de inteligência. Sempre bisbilhotice política. Precisamos de um serviço em prol do Estado, que dê informações críveis, com visão geopolítica e profissional. Temos que fechar essa ABIN tabajara e refundar uma agência digna desse nome”, afirmou Renan Calheiros, em postagem no X, também conhecido como Twitter.
Na sexta, o senador também comentou na rede social que denunciaria o caso no Judiciário. “Vou entrar na Justiça, até em cortes internacionais, como assistente da acusação no escândalo Abin”, pontuou.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão preventiva de cinco suspeitos de integrarem o esquema de espionagem. Dentre os detidos estão agentes da Polícia Federal. Eles passaram por audiência de custódia e a Justiça entendeu pela manutenção do encarceramento.
Texto produzido por André Phelipe, especial para o Correio 

Mais Lidas