Foi aprovada, nesta segunda-feira (8/7) na Câmara dos Deputados, votação, em regime de urgência, para o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do resgate de animais domésticos e silvestres em áreas de catástrofes ambientais. O PL 4670/20, de autoria do deputado Celio Studart (PSD-CE), institui a Política Nacional de Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados (Amar).
O texto torna obrigatório a confecção e a implementação de planos emergenciais nos municípios, estados e União, com o auxílio de entes federativos e da iniciativa privada, para a adoção rápida de medidas de proteção e preservação de espécies nas situações de incêndios, vazamento de óleo, rompimento de barragens, alagamentos, entre outros.
- Leia também: 'Ainda há rebanhos inteiros debaixo d’água': o sofrimento dos animais em meio às inundações no Rio Grande do Sul
“É necessário estabelecer procedimentos mínimos para a proteção da fauna doméstica e silvestre durante esses eventos, dispondo sobre responsabilidades do poder público, dos empreendedores e da sociedade como um todo no enfrentamento desse desafio”, afirma Célio Studart.
Devido ao regime de urgência, o projeto será analisado diretamente pelo plenário da Câmara, sem precisar passar por nenhuma comissão. Se aprovado, passará para a tramitação do Senado.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Política Projeto de reoneração gradativa da folha entra na pauta do Senado amanhã
-
Política Deputados negociam ajustes em meio à pressa para votar reforma tributária
-
Política Lula se reúne com Arce na Bolívia 12 dias após tentativa de golpe
-
Política Pacheco atende a governadores em projeto de dívida dos estados
-
Política Reforma tributária: herança na mira de mais taxação
-
Política Lula defende a democracia na América Latina e critica ausência de Milei