O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quarta-feira (3/7) o Plano Safra 2024/2025 para a Agricultura Familiar. O programa fornecerá R$ 76 bilhões em crédito para os pequenos agricultores, com juros reduzidos, que podem ser usados para garantir a safra, regularização fundiária, compra de equipamentos, entre outros destinos.
O programa foi lançado pela manhã, em cerimônia no Palácio do Planalto. Estavam presentes ministros do governo, governadores, e representantes de entidades da familiar, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
São 10 linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com juros entre 0,5% e 6%. As taxas são menores do que o fornecido na safra passada, e o total de recursos disponíveis é 6,2% maior.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o governo também lançou incentivos para a agroecologia e para a produção de arroz em todo o país. “O Programa Arroz da Gente vai estimular a produção de até 200 mil toneladas”, afirmou o ministro. “O desafio de todos nós é produzir alimentos saudáveis para a mesa das famílias brasileiras, e é por isso que nós estamos aqui”, acrescentou.
À tarde, também no Palácio do Planalto, Lula anuncia o Plano Safra para o agronegócio, que terá R$ 475,5 bilhões em crédito para os grandes produtores.
Saiba Mais
-
Política Com Lula e Haddad, Conselho da Federação trata das dívidas dos estados
-
Política Plano de segurança federal é ‘desconectado da realidade’, diz Caiado
-
Política "Dia do rei Pelé" será comemorado anualmente em 19 de novembro
-
Política Alexandre Garcia: Lula fala e caminha mais que Biden, mas resultados se parecem
-
Política Lula: estados sozinhos não dão conta de combater crime organizado
-
Política Lula recebe equipe econômica para encontrar meio de conter o dólar