O presidente Lula esteve presente na abertura da 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorreu nesta terça-feira,(30), no Brasil 21. O evento volta a acontecer depois de 14 anos e traz como tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido. Além do presidente também estiveram presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário-geral da CNCTI, Sérgio Rezende
A conferência termina sexta-feira (1º/8). O objetivo é definir ações governamentais no setor de ciência e tecnologia e elaborar uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para implementação até 2030. Desde dezembro de 2023, foram realizados mais de 270 eventos preparatórios, envolvendo mais de 100 mil pessoas de diferentes setores sociais e em todos os estados do Brasil.
Outro ponto alto do evento foi a entrega do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), a Lula. Com investimentos previstos em R$ 23 bilhões plano apresenta cinco eixos que vão direcionar a política da área: infraestrutura e desenvolvimento de IA; difusão, formação e capacitação; IA para melhoria dos serviços públicos; IA para inovação empresarial e apoio ao processo regulatório e de governança da IA. O PBIA foi encomendado por Lula em março deste ano e aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) nesta segunda-feira (29).
Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representante do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, explicou ao presidente Lula sobre o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Ela destacou que o documento inaugura uma nova fase para o desenvolvimento e a redução da desigualdade social.“Esse documento que o senhor vai receber hoje busca promover o desenvolvimento inclusivo e apoiar o vasto campo do conhecimento impactando a produtividade e o comércio global de forma ética”, afirmou Nader.
Ao receber o documento, o presidente Lula ressaltou a importância do plano e anunciou que apresentará a proposta aos demais ministros na próxima semana. “O trabalho começou agora de verdade. Se preparem que eu vou cobrar vocês. Daqui pra frente a minha obrigação é fazer isso acontecer”, disse Lula aos cientistas presentes no evento.
Saiba Mais
- Ensino superior UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães
- Ensino superior Dinâmica com estudantes do Galois explora sobre a alta performance
- Ensino superior Beyoncé doa R$ 150 mil em bolsas de estudo para Universidade da Bahia
- Ensino superior Bolsas universitárias para estudantes indígenas: inscrições vão até 11/8
- Ensino superior UnB entrega diploma post mortem a Honestino Guimarães
- Ensino superior Pai de Kamala Harris já foi professor da UnB