Eleições na Venezuela

Governo da Venezuela "se afasta" de valores democráticos, diz Pacheco

Presidente do Senado se manifestou, nesta terça-feira (30/7), e fez coro ao Itamaraty ao defender divulgação de dados do pleito com transparência

"A luta pela democracia não nos permite ser seletivos e casuístas. Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida, seja contra quem for", destacou Pacheco - (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta terça-feira (30/7), que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano “se afasta” dos valores democráticos ao não divulgar os dados da eleição, que ocorreu no domingo (28), com transparência.

O órgão aponta Nicolás Maduro como vencedor, com 51,2% dos votos, mas o resultado é contestado pela oposição no país e diz que Edmundo González teria na verdade ganhado com 70%.

"Numa democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral que assegure a prevalência da vontade do povo são base essencial e insuperável. O governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza. A luta pela democracia não nos permite ser seletivos e casuístas. Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida, seja contra quem for", pontuou Pacheco.

Leia também:

O governo brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Maduro e o Itamaraty divulgou uma nota em que afirma “acompanhar com atenção o processo de apuração” dos votos. No comunicado, destacou, ainda, o “caráter pacífico da jornada eleitoral” na Venezuela.

O Ministério das Relações Exteriores ponderou que aguarda os "dados desagregados" do CNE, que avaliou como um "passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito". Esses dados incluem as informações que estão nas atas, como os dados por locais de votação.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 30/07/2024 14:38 / atualizado em 30/07/2024 14:38
x