Um "incidente grave de segurança cibernética" atingiu ontem, terça (23/07), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O Correio teve acesso a um boletim interno da pasta, com o carimbo de "urgente" e intitulada "Incidente de TI" (tecnologia da informação).
Segundo esse informe interno, "várias soluções tecnológicas do ColaboraGov se encontram indisponíveis, tais como o SEI Multiórgão (MGI, MF, MPI, MPO, MDIC, MPS, MIR, MMulheres, CMB e Coaf), o CompartilhaServiços (CITSmart), algumas funcionalidades do sistema Contratos.gov.br, dentre outros", dizia a nota destinada aos servidores do ministério e que cita outras várias pastas da Esplanada.
- Artigo: A urgente necessidade de aumentar a resiliência cibernética do Brasil
- Apagão global cibernético afeta bancos e aeroportos em todo mundo
- Servidores de 11 agências reguladoras negociam proposta salarial com governo
"As equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam íntegros e seguros. Ainda não há previsão para a conclusão do reparo", informou a nota de ontem.
O ministério solicitou aos funcionários que, "diante da situação, busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente".
Em outro trecho, o boletim pede aos servidores que "informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso".
Procurado na tarde desta quarta-feira (24/07) pela reportagem, o Ministério da Gestão informou que divulgaria uma nota pública, na qual confirma que houve um "incidente de segurança cibernética", mas o "grave" não está presente, diferente do boletim interno. A pasta diz que o incidente se "restringiu ao SEI Multiórgão e algunas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional".
Diz ainda que o SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via "gov.br".
"As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível", diz a nota do MGI. O SEI é um sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br