combate à fome

Lula lança projeto para Aliança contra a Fome e a Pobreza

Presidente do Banco Mundial declarou apoio ao projeto brasileiro após encontro com Lula nesta quarta-feira

Lula e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga no Rio de Janeiro -  (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
Lula e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga no Rio de Janeiro - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira (24/7) no Rio de Janeiro, do lançamento do projeto para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O anúncio ocorre no evento de ministros do G20 — Grupo das 19 maiores economias do mundo com a União Africana —, e é uma das principais bandeiras da gestão Lula no cenário internacional.

Antes do evento de pré-lançamento da proposta, o presidente brasileiro teve um encontro com o presidente do Banco Mundial, o indiano Ajay Banga, que declarou apoio à iniciativa brasileira. Banga ainda elogiou os programas brasileiros Bolsa Família e o SUS.

O presidente do Banco Mundial cumprimentou Lula pelo plano do Novo PAC, que apontou como ambicioso pelos seus mais de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados em infraestrutura previstos. Banga ainda colocou o Banco Mundial como potencial parceiro do projeto e disse que a instituição pode ter mais projetos e parcerias com o Brasil.

Principal bandeira do Brasil à frente da presidência do G20, o texto base negociado será apresentado na reunião desta quarta-feira, que será a última, da força-tarefa do G20 de Combate a Fome e a Pobreza. Mas a formalização da aliança só será efetiva na Cúpula dos Chefes de Estado do bloco, que ocorre em novembro.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 24/07/2024 12:03
x