O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu em sua residência em São Paulo, nesta segunda-feira (24/6), a equipe de economistas responsável pela criação do Plano Real. Mais cedo, FHC se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
FHC foi responsável por, ainda ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, bolar o plano econômico e a moeda em uso no Brasil até hoje. O time era composto por André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida. A Fundação Fernando Henrique Cardoso realiza hoje um evento em comemoração ao plano com a participação dos economistas.
O Plano Real encerrou um dos períodos mais instáveis da economia brasileira e o processo de transição da moeda começou em 1993 com Unidade Real de Valor (URV) como uma espécie de transição para a nova moeda. O objetivo era controlar a inflação que passava de quatro dígitos naquela época.
Segundo dados do Banco Central, de julho de 1993 a junho de 1994, ano em que o real passou a vigorar, a inflação chegou a 5.000%.
Saiba Mais
-
Política União Brasil aciona TSE para cassar o mandato de Chiquinho Brazão
-
Política Festas juninas esvaziam semana no Congresso Nacional
-
Política Sâmia Bomfim apresenta PL que criminaliza médico que recusar aborto legal
-
Política Lula estanca a queda na popularidade, aponta Datafolha
-
Política Câmara discute 'imposto do pecado' em nova audiência nesta segunda
-
Política Candidatura de Datena divide os tucanos em São Paulo
-
Política Aliança no Congresso em defesa do transporte por trilhos
-
Política Lira volta a ser alvo de manifestantes contra o PL antiaborto
-
Política Ministro diz que vai demitir diretor da Conab por leilão do arroz