A operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quarta-feira (12/6) apura desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) nas eleições de 2022. O partido foi incorporado ao Solidariedade no ano passado. Um dos alvos da PF é Eurípedes Gomes Júnior, presidente nacional do Solidariedade. Eurípedes, no entanto, ainda não foi localizado pela PF.
Segundo a PF, as investigações tiveram início a partir de denúncia do então presidente do partido em desfavor de um ex-dirigente suspeito de desviar aproximadamente R$ 36 milhões. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 45 mandados de busca e apreensão em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal, bloqueio e indisponibilidade de R$ 36 milhões e o sequestro judicial de 33 imóveis, deferidos pela Justiça Eleitoral do DF.
"Por meio de Relatórios de Inteligência Financeira e da análise de prestações de contas de supostos candidatos, foram localizados indícios que apontam para existência de uma organização criminosa estruturalmente ordenada com o objetivo de desviar e se apropriar de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral, utilizando-se de candidaturas laranjas ao redor do país, de superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvio de recursos partidários destinados à Fundação de Ordem Social (FOS) – fundação do partido", informou a PF.
Os atos de lavagem de dinheiro foram identificados por meio da abertura de empresas de fachada, aquisição de imóveis e superfaturamento de serviços prestados aos candidatos laranjas e ao partido.
Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral.
Em nota enviada ao Correio, o Solidariedade disse que os fatos que estão sob investigação são anteriores à incorporação do Pros pelo Solidariedade, que ocorreu em 2023. O partido afirmou que "desconhece quaisquer informações a respeito, além daquelas que estão sendo amplamente divulgadas pela imprensa".
Veja a nota na íntegra:
Colaborou Pablo Giovanni*
Saiba Mais
-
Política PF apura desvios do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022
-
Política Câmara aprova "taxa da blusinha" e manda cobrança para a sanção de Lula
-
Política "MP tem que fazer uma reflexão sobre seus atos", diz Jarbas Soares Júnior
-
Política Nas Entrelinhas: Pacheco devolve parcialmente MP do PIS-Pasep
-
Política Compensação do PIS/Cofins: Pacheco derruba MP e Haddad diz que "Não há plano B"
-
Política Embaixada manda a Milei pedido para checar se foragidos do 8/1 estão na Argentina