O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema, nesta segunda-feira (10/6), do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo nota divulgada pelo Planalto, o líder russo expressou solidariedade às milhares de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Já o petista falou sobre a guerra na Ucrânia, reiterando negociações de paz de ambos os lados.
"Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi", apontou a equipe palaciana.
- Lula diz que não há razão para greve na educação durar tanto tempo
- Lula defende viagens ao exterior e integração da América do Sul
Os presidentes conversaram ainda sobre cooperação econômica bilateral, governança multilateral e Putin recordou a visita recente da presidenta do Banco do BRICS, Dilma Rousseff, ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Lula reforçou também a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos.
Saiba Mais
-
Brasil Mulher é esfaqueada pelo companheiro ao rejeitar sexo em Unaí (MG)
-
Política Vice de Zema faz ataques ao governo Lula em evento do agronegócio
-
Economia Haddad diz que governo não teme repasse de custo de MP de PIS/Cofins aos preços
-
Flipar As cartas mais poderosas do anime “Yu-Gi-Oh!”
-
Esportes Irmã de Neymar reforça boatos de treta com Bruna Biancardi: ‘Falta de vergonha’
-
Política Lula recebe Pacheco no Planalto para debater 'MP do Fim do Mundo'