O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta terça-feira (25/6) o primeiro brasileiro a ser eleito chefe da Interpol. O delegado Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, venceu o pleito hoje e pode comandar a rede internacional de polícias.
Urquiza ainda precisa passar pelo crivo da assembleia-geral da corporação, em novembro, e ser aprovado pelos 195 países-membros. O petista parabenizou o delegado, que atualmente exerce o cargo de diretor de Cooperação Internacional da PF, disse que o resultado prestigia a corporação.
Leia mais:
- Procurados pela Interpol são presos pela Polícia Federal, no Brasil
- Interpol americana, a Ameripol, será fundada em Brasília nesta quinta
- Brasileiro foragido nos EUA entra na lista de mais procurados da Interpol
“É a primeira vez que um candidato de um país do Sul Global vence nesta importante organização, que conta com 195 países”, escreveu Lula em sua conta no X.
Quero parabenizar o delegado Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, pela sua eleição para o cargo de secretário-geral da Interpol. É a primeira vez que um candidato de um país do Sul Global vence nesta importante organização, que conta com 195 países. Sua indicação mostra a…
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2024
Primeiro eleito fora da Europa ou dos EUA
“Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, acrescentou o presidente.
A Interpol tem mais de 100 anos de história e, até o momento, foi presidida apenas por policiais dos Estados Unidos e de quatro países da Europa. Urquiza venceu a disputa por 8 votos a 3 contra um concorrente inglês.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br