O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou nesta terça-feira (25/6) a demissão do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, responsável pelo leilão para compra de arroz anulado por irregularidades.
Ao chegar no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Teixeira foi questionado por jornalistas sobre a exoneração. "Vai trocar", confirmou o ministro. Ele disse ainda que a decisão já está pacificada dentro do governo, e que a demissão será encaminhada hoje pelo Conselho de Administração da Conab.
Teixeira desviou, porém, quando perguntado se a realização de um novo leilão seria discutida com o presidente. "Arroz é para o almoço", rebateu.
Leia mais:
- Ministro diz que vai demitir diretor da Conab por leilão do arroz
- Conab exige que vencedoras de leilão do arroz comprovem capacidade técnica e financeira
- PF vai abrir inquérito para investigar irregularidades em leilão de arroz
O leilão foi realizado para a importação de 263 mil toneladas do grão, para tentar evitar um aumento no preço do alimento após parte da safra do Rio Grande do Sul, maior produtor do país, ter sido destruída pelas enchentes. Porém, a concorrência foi anulada por uma série de irregularidades, como a falta de experiência das empresas vencedoras no setor alimentício.
O caso já levou à demissão do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, por conta do envolvimento de empresas no leilão que foram criadas por um ex-assessor do ex-secretário.
Reunião sobre o Plano Safra
Teixeira foi ao Palácio do Planalto discutir os últimos detalhes do Plano Safra, que será lançado amanhã (26). Além de Lula e do ministro do Desenvolvimento Agrário, participa da reunião o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br