Atos antidemocráticos

Moraes autoriza visita de senadores a ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques

Vasques está detido desde agosto do ano passado no Complexo da Papuda, investigado por operações nas estradas do Nordeste, no segundo turno da eleição de 2022

Correio apurou que os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) serão os primeiros a visitar o ex-PRF nesta terça (25/6) -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Correio apurou que os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) serão os primeiros a visitar o ex-PRF nesta terça (25/6) - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, receba a visita de um grupo de senadores na prisão. A decisão do magistrado é de quinta-feira (20/6).

A autorização ao pedido dos próprios parlamentares é válida para os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Izalci Lucas (PL-DF), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Jaime Bagatolli (PL-RO), Ciro Nogueira (PP-PI), Sergio Moro (União Brasil-PAR), Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Jorge Seif (PL-SC), Plínio Valério (PSDB-AM), Cleiton Azevedo (Republicanos-MG), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Magno Malta (PL-ES). A permissão também foi concedida aos senadores licenciados Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Rogério Marinho (PL-RN).

As visitas devem obedecer ao máximo de três parlamentares por vez e eles não podem estar acompanhados de assessores ou seguranças. Segundo a decisão de Moraes, a autorização não é válida “sob nenhum pretexto ou condições” a terceiros.

A ida ao Complexo da Papuda, onde Vasques está detido desde 9 de agosto de 2023, deve ser marcada com antecedência junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e deve atender às regras da Vara de Execuções Penais. É proibido a gravação de vídeos ou fotos dentro da unidade prisional.

“As visitas e inspeções parlamentares deverão ser agendadas junto ao Gabinete da Seape-DF, a quem caberá esclarecer aos requerentes o teor da presente decisão, bem como as normas e rotinas inerentes ao ambiente carcerário”, escreveu Moraes.

Vasques é investigado pelas operações nas estradas, durante o segundo turno das eleições de 2022, feitas em diversos estados do Nordeste em que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era o favorito em relação a Jair Bolsonaro (PL). As abordagens seriam para dificultar a chegada de eleitores aos locais de votação.

Segundo o Correio apurou, Izalci e Damares serão os primeiros a visitar Silvinei nesta terça (26), tendo a dupla solicitado o horário das 10h. Até a publicação desta reportagem, eles ainda aguardavam a confirmação da Seape-DF .

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 24/06/2024 18:13 / atualizado em 24/06/2024 18:31
x