O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, receba a visita de um grupo de senadores na prisão. A decisão do magistrado é de quinta-feira (20/6).
A autorização ao pedido dos próprios parlamentares é válida para os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Izalci Lucas (PL-DF), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Jaime Bagatolli (PL-RO), Ciro Nogueira (PP-PI), Sergio Moro (União Brasil-PAR), Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Jorge Seif (PL-SC), Plínio Valério (PSDB-AM), Cleiton Azevedo (Republicanos-MG), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Magno Malta (PL-ES). A permissão também foi concedida aos senadores licenciados Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Rogério Marinho (PL-RN).
As visitas devem obedecer ao máximo de três parlamentares por vez e eles não podem estar acompanhados de assessores ou seguranças. Segundo a decisão de Moraes, a autorização não é válida “sob nenhum pretexto ou condições” a terceiros.
A ida ao Complexo da Papuda, onde Vasques está detido desde 9 de agosto de 2023, deve ser marcada com antecedência junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e deve atender às regras da Vara de Execuções Penais. É proibido a gravação de vídeos ou fotos dentro da unidade prisional.
“As visitas e inspeções parlamentares deverão ser agendadas junto ao Gabinete da Seape-DF, a quem caberá esclarecer aos requerentes o teor da presente decisão, bem como as normas e rotinas inerentes ao ambiente carcerário”, escreveu Moraes.
Vasques é investigado pelas operações nas estradas, durante o segundo turno das eleições de 2022, feitas em diversos estados do Nordeste em que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era o favorito em relação a Jair Bolsonaro (PL). As abordagens seriam para dificultar a chegada de eleitores aos locais de votação.
Segundo o Correio apurou, Izalci e Damares serão os primeiros a visitar Silvinei nesta terça (26), tendo a dupla solicitado o horário das 10h. Até a publicação desta reportagem, eles ainda aguardavam a confirmação da Seape-DF .
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br