O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu em sua residência em São Paulo, nesta segunda-feira (24/6), a equipe de economistas responsável pela criação do Plano Real. Mais cedo, FHC se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
FHC foi responsável por, ainda ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, bolar o plano econômico e a moeda em uso no Brasil até hoje. O time era composto por André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida. A Fundação Fernando Henrique Cardoso realiza hoje um evento em comemoração ao plano com a participação dos economistas.
O Plano Real encerrou um dos períodos mais instáveis da economia brasileira e o processo de transição da moeda começou em 1993 com Unidade Real de Valor (URV) como uma espécie de transição para a nova moeda. O objetivo era controlar a inflação que passava de quatro dígitos naquela época.
Segundo dados do Banco Central, de julho de 1993 a junho de 1994, ano em que o real passou a vigorar, a inflação chegou a 5.000%.
Na comemoração dos 30 anos do Plano Real, o ex-presidente @FHC encontrou alguns dos economistas que criaram o mais bem-sucedido programa de estabilização da economia brasileira: Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco.
Vinicius Doti/Fundação FHC pic.twitter.com/JrYSuf4Vko— Fundação FHC (@fundacaofhc) June 24, 2024
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br