O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse neste sábado (22/6) que vai pedir a demissão do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos.
O diretor é responsável pela área que realizou o leilão para importação de arroz anulado por suspeitas de irregularidades. O caso já levou à exoneração do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller. Segundo Teixeira, o pedido de demissão será enviado na segunda (24).
- Governo anula leilão de arroz da Conab, mas avalia novo arremate
- PF vai abrir inquérito para investigar irregularidades em leilão de arroz
- Arroz importado: Polícia Federal e CGU investigam leilão
"Conforme ajustado com o ministro Carlos Fávaro (da Agricultura), envio para o Conselho de Administração da Conab o pedido de demissão de Thiago José dos Santos", disse Teixeira à colunista do Uol Andreza Matais.
Leilão anulado
O leilão foi realizado para a importação de 263 mil toneladas do grão, para tentar evitar um aumento no preço do alimento após parte da safra do Rio Grande do Sul, maior produtor do país, ter sido destruída pelas enchentes. Porém, a concorrência foi anulada por uma série de irregularidades, como a falta de experiência das empresas vencedoras no setor alimentício.
Neri Geller foi exonerado por conta do envolvimento de empresas no leilão que foram criadas por um ex-assessor do ex-secretário.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br