O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta sexta-feira (14/6) com o Papa Francisco, na Itália, durante a Cúpula do G7. A primeira-dama, Janja, também participou do encontro. Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo postou fotos e um vídeo, onde relatou querer uma "campanha por um mundo mais humano e menos desigual". O petista acrescentou ainda que conversou com o pontífice sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo.
Uma campanha por um mundo mais humano e menos desigual.
— Lula (@LulaOficial) June 14, 2024
???? @ricardostuckert pic.twitter.com/s49r30Vkbc
- Comediantes brasileiros se encontram com o papa no Vaticano
- Direito de defesa virou direito de vingança, diz Lula sobre Gaza
- No G7, Lula defende proposta brasileira e chinesa pela paz na Ucrânia
O chefe do Executivo brasileiro ainda se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron. O pedido para o encontro entre os líderes partiu do lado francês. Lula ainda se encontrou com o presidente da Turquia, Recep Erdogan que pediu apoio de Lula para que seu país passe a integrar o BRICS, bloco de países originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve em 2023 as adesões de Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã.
Lula disse quer vai apoiar a demanda turca e afirmou que pretende fazer uma visita ao país localizado na região que conecta a Europa ao Oriente Médio. Erdogan confirmou que estará no Brasil para a Cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Em outra agenda, o ministro da Índia, Narendra Modi confirmou presença na Cúpula do G20, que será realizada no Brasil em novembro, no Rio de Janeiro e disse ao representante indiano que pretende fazer uma visita ao país asiático.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br