INVESTIGAÇÃO

STF envia para Vara da Infância ação sobre invasão a perfil de Janja

Investigação aponta que os autores da invasão são dois adolescentes com idades menores de 18 anos

 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC Seleções, com a presença vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Margareth Menezes (Cultura). Na foto, a primeira-dama, Janja da Silva. -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC Seleções, com a presença vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Margareth Menezes (Cultura). Na foto, a primeira-dama, Janja da Silva. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal uma ação que trata da invasão ao perfil da primeira-dama Rosângela da Silva no X, antigo Twitter. A Polícia Federal identificou que o ataque que ocorreu por meio cibernético foi realizado por dois adolescentes menores de 18 anos.
"A representação policial requereu medidas de busca e apreensão e quebra de sigilo telemático, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República, que foram autorizadas pelo ministro. A Polícia Federal apresentou relatório final, e a PGR opinou pela remessa à vara especializada, uma vez que os suspeitos eram menores de 18 anos", informou o Supremo.
A decisão que determinou a remessa do caso para a jurisdição competente em 15 de maio deste ano. Durante a invasão, os autores publicaram ofensas a Janja, ao ministro Alexandre de Moraes, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outras autoridades. 
  • Janja é o nome mais citado em discursos de Lula neste ano
  • Janja volta ao X e critica rede social por 'lucrar em cima do ódio'

A rede social demorou alguns minutos para retomar o controle do perfil que tem mais de 1 milhão de seguidores. Em um primeiro momento, a publicação de novas postagens foi bloqueada. Em seguida, o acesso foi repassado a titular do perfil. Uma equipe da Polícia Federal chegou a se deslocar até o Palácio da Alvorada, na ocasião, para prestar assistência à primeira-dama. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 11/06/2024 16:53
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação