DIPLOMACIA

Lula recebe ligação de Putin e conversa sobre o RS e a guerra na Ucrânia

Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito entre a Rússia e a Ucrânia

Lula reforçou também a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20 -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Lula reforçou também a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema, nesta segunda-feira (10/6), do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo nota divulgada pelo Planalto, o líder russo expressou solidariedade às milhares de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Já o petista falou sobre a guerra na Ucrânia, reiterando negociações de paz de ambos os lados.

"Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi", apontou a equipe palaciana.

Os presidentes conversaram ainda sobre cooperação econômica bilateral, governança multilateral e Putin recordou a visita recente da presidenta do Banco do BRICS, Dilma Rousseff, ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Lula reforçou também a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/06/2024 17:07 / atualizado em 10/06/2024 17:08
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação