O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta segunda-feira (3/6) a vitória de Claudia Sheinbaum, que será a primeira mulher presidente presidente do México. Apesar da apuração ainda estar em andamento, as pesquisas de boca de urna já apontam a física e ex-chefe de governo da Cidade do México como vencedora da disputa com mais do dobro de votos da adversária, a senadora Xóchitl Gálvez.
O petista disse que pretende ligar para Sheinbaum no fim do dia para parabenizá-la, e comentou estar “muito feliz” com sua eleição, por ser a candidata do campo progressista e aliada do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador. O chefe do Executivo brasileiro também afirmou querer visitar o México ainda neste ano.
- Claudia Sheinbaum é eleita 1ª presidente mulher do México
- Pela primeira vez, uma mulher será eleita presidente do México
- Após derrotas no Congresso, Lula recebe líderes do governo nesta segunda
“Eu talvez ligue para ela hoje às 18h. Estou muito feliz com a vitória dela, porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário. Portanto, acho que o México está garantido democraticamente”, comentou Lula a jornalistas no Palácio do Itamaraty, enquanto aguardava o presidente da Croácia, Zoran Milanovi, com quem se reúne hoje.
“Estou feliz por ser uma mulher também. Estou feliz que duas mulheres disputaram, e ganhou aquela que representava o lado ideológico mais próximo das pessoas progressistas do mundo”, acrescentou o presidente.
Governo aliado
Lula sinalizou a vontade de visitar o México ainda em 2024 para agradecer López Obrador “pelo carinho que ele teve comigo quando eu não era presidente ainda”, e para expandir a relação comercial e de investimentos entre os dois países. Quando Lula foi preso, em 2018, Obrador defendeu que sua prisão foi injusta.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br