Articulação

Após derrotas no Congresso, Lula recebe líderes do governo nesta segunda

Líderes do governo no Congresso, na Câmara, e no Senado estão presentes no encontro, além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais e representantes da Casa Civil e da Fazenda

O encontro no Planalto representa uma mudança na rotina do governo, com o petista acompanhando mais de perto a pauta do Legislativo — os líderes se reúnem toda semana, mas sem o presidente -  (crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O encontro no Planalto representa uma mudança na rotina do governo, com o petista acompanhando mais de perto a pauta do Legislativo — os líderes se reúnem toda semana, mas sem o presidente - (crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na manhã desta segunda-feira (3/6), no Palácio do Planalto, os líderes do governo no Congresso para debater sobre a articulação política. O encontro representa uma mudança na rotina do governo, com o petista acompanhando mais de perto a pauta do Legislativo — os líderes se reúnem toda semana, mas sem o presidente.

A alteração ocorreu após derrotas na semana passada no Congresso Nacional. Por exemplo, na sessão que deliberou sobre os vetos do presidente, derrubando decisões sobre o fim da “saidinha” para presos. O governo também teve que fechar acordo para manter veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um trecho de lei que criminalizaria fake news, e cedeu também para a taxação de compras internacionais de até US$ 50.

Estão presentes os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os secretários-executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Dario Durigan.

O titular da Casa Civil, Rui Costa, integra comitiva do governo que embarcou para a Arábia Saudita e para a China no fim de semana. Já o chefe da Fazenda, Fernando Haddad, embarcou hoje para a Itália, onde terá encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, entre outros compromissos.

A expectativa é de que os encontros de Lula com líderes ocorram semanalmente a partir de agora.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/06/2024 10:31
x