O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou condolências ao governo e ao povo do Irã após a morte do presidente Ebrahim Raisi, vítima de um acidente de helicóptero. "Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano", afirmou Lula nas redes sociais, nesta segunda-feira (20/5).
Além de Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, também morreu no acidente de helicóptero. Também estavam no voo o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe de segurança do presidente e três integrantes da tripulação. Todos morreram. Os corpos dos passageiros foram encontrados nesta segunda-feira.
- Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero que matou 9
- Putin lamenta morte de presidente do Irã: "Político notável"
- Quem era Ebrahim Raisi, presidente do Irã morto em acidente de helicóptero
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, designou o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, como presidente interino e anunciou cinco dias de luto no país pela morte de Ebrahim Raisi. Eleito em 2021, Raisi era considerado um dos favoritos para suceder Khamenei, de 85 anos. Ele era considerado um político ultraconservador.
Saiba Mais
-
Política Eduardo Leite reconhece que estudos alertaram riscos de enchentes no RS
-
Política Bolsonaristas criticam Moraes por derrubar norma sobre aborto; governistas apoiam decisão
-
Política Pimenta reconhece divergência com Leite
-
Política 'Tarcísio é o candidato natural da direita', diz vice de Zema sobre eleições de 2026
-
Política Apenas duas das 23 bombas de Porto Alegre funcionaram durante as chuvas, diz Pimenta
-
Política Sem a proteção da lei, desmatamento ameaça Cerrado
-
Política Governo publica MP que flexibiliza licitações em casos de calamidade