O deputado federal João Daniel (PT-SE) apareceu ao lado de um dos líderes do grupo extremista Hamas, Basem Naim. Na última sexta-feira (10/5), o parlamentar brasileiro participou de um evento em favor da Palestina em Joanesburgo, na África do Sul. João Daniel tirou foto ao lado do palestino.
- "Estar ou não no governo é decisão dos palestinos", diz líder do Hamas
- Em vídeo, líder do Hamas agradece apoio de Lula à Palestina
"Participamos da abertura da primeira Conferência Global Anti-Apartheid pela Palestina, em Joanesburgo, na África do Sul. Presentes estavam fundadores e coordenadores do movimento apartheid, representantes do governo sul-africano, parlamentares e ativistas de todo o mundo, todos em defesa da liberdade do povo palestino, em defesa da paz e pelo fim da guerra", escreveu o deputado nas redes sociais.
"O evento serviu como uma plataforma para expressar solidariedade global com o povo palestino e condenar as práticas de apartheid, genocídio e crimes de guerra cometidas por Israel em território palestino. Também discutiu estratégias para isolar o Estado israelense, incluindo a campanha de boicote, desinvestimento e sanções, no sentido de pressionar o fim do conflito que já matou mais de 35 mil palestinos, sendo a maioria crianças e mulheres", emendou João Daniel, em outra postagem sobre o evento.
Em nota, a assessoria do deputado João Daniel afirmou que ele cumprimentou e tirou fotos com diversas pessoas e que não tinha como saber quem eram todos os presentes na Conferência. O parlamentar também disse que a foto viralizou "com informação distorcida e fora de contexto”
“A Conferência debateu o genocídio que tem sido praticado contra o povo palestino e girou em torno da solidariedade mundial às vítimas da Faixa de Gaza. Estiveram presentes centenas de lideranças políticas de todo o mundo, além de ativistas, líderes inter-religiosos, comunicadores e intelectuais. Eu cumprimentei e tirei fotos com diversas pessoas lá, é óbvio que não tem como saber quem são todas as pessoas, mas infelizmente essa notícia tem muito mais a intenção de criminalizar quem se solidariza com as vítimas e condena o massacre do que falar sobre o que foi a Conferência, por exemplo. Não vi noticia sobre o que foi essa espaço extremamente importante da Conferência, mas viralizou uma foto com informação distorcida e fora de contexto”, diz a nota do deputado.
Saiba Mais
-
Política PSol pede que deputados sejam investigados por disseminar fake news sobre o RS
-
Política Governo federal deve conceder auxílio de R$ 5 mil por família desabrigada no RS
-
Política Barroso: "O agronegócio depende da Floresta Amazônica"
-
Política Apuração sobre notícias falsas sobre o Rio Grande do Sul chega ao STF
-
Política Laura Carneiro será relatora de MP que destina mais de R$ 12 bi ao RS
-
Política Nas Entrelinhas: Lula socorre os gaúchos em meio às incertezas fiscais