LUTO

Morre Carlos Fernando Mathias, ex-ministro do STJ, aos 85 anos

Natural do Rio de Janeiro, Mathias deixa esposa, duas filhas e um neto

O ex-ministro do STJ, Carlos Fernando Mathias de Souza, faleceu na noite desta quarta-feira (8/5), aos 85 anos, em Brasília. Mathias morreu em casa devido à falência múltipla dos órgãos. Natural do Rio de Janeiro, Mathias deixa esposa, duas filhas e um neto. O velório será nesta quinta-feira (9/5) a partir das 14h30 e o sepultamento às 16h30. 

Mathias também fez parte do Tribunal Regional Federal (TRF) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ) e presidente do Instituto Ítalo-Ibero Brasileiro de Estudos Jurídicos.

Com duas graduações, ele se formou em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Mathias deu aulas na Universidade de Brasília (UnB) e no Ceub.

Pelas atividades desenvolvidas na área jurídica e de docência, recebeu centenas de prêmios e títulos de instituições públicas e privadas brasileiras e estrangeiras, entre os quais a Medalha do Mérito Professor San Tiago Dantas.

Também colaborou com artigos no Suplemento Direito & Justiça do Correio Braziliense. Renomado autoralista na área em que fez diversas publicações.

Amigos o destacam como uma figura emblemática, não apenas pela extraordinária trajetória profissional, mas pelo impacto deixado nas vidas daqueles que tiveram a honra de seu convívio e ensinamentos.

"Sua voz ressoa nas salas de aula, nos tribunais e nas páginas de seus livros, seus milhares de artigos publicados em jornais de grande circulação, guiando gerações de estudantes, advogados e magistrados", homenageou o ex-aluno, o advogado Esdras Dantas de Souza, presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA).

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html 

Mais Lidas

Tags