O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma reunião nesta quinta-feira (2/5) no Palácio da Alvorada, residência oficial de Lula.
A conversa ocorrerá durante a noite, em meio à tensão entre Executivo e Legislativo pela judicialização do projeto que prorrogou a desoneração da folha de pagamentos para empresas e municípios.
- Alckmin minimiza confronto entre governo Lula e Senado Federal
- Em clima tenso, almoço entre Pacheco e líderes do governo é remarcado
- Pacheco: judicializar a desoneração da folha é "vitória ilusória" do governo
Segundo apurou o Correio, o convite foi feito a Pacheco pelo Planalto. Até o momento, a reunião está confirmada. Lula embarcou de volta a Brasília após visitar o Rio Grande do Sul em meio às chuvas que já mataram 13 pessoas. O presidente deve chegar a capital no final da tarde.
A decisão de Lula de judicializar a desoneração da folha acirrou a crise com o Senado. A ação do governo foi acatada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, suspendendo a medida. Pacheco foi a público criticar o Executivo ainda na semana passada, e protagonizou um embate com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no fim de semana.
Almoço cancelado
O governo tenta desde então acalmar os ânimos. Na terça-feira (30/4), Pacheco cancelou a ida a um almoço que teria com ministros palacianos e articuladores governistas no Congresso. Lula já havia externado a intenção de conversar pessoalmente com o presidente do Senado, mas não havia data marcada até agora.