O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, durante sessão plenária desta quinta-feira (2/5), a prorrogação, por mais 15 dias, do fechamento do cadastro eleitoral nas cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
- Rio Grande do Sul tem 8 das 10 cidades com maior volume de chuva do mundo
- Sobe para 13 o número de mortos no RS; Lula vai ao estado
O prazo para fazer emissão ou alteração do título eleitoral termina na próxima quarta-feira (8/5), mas em razão da situação de calamidade pública, os municípios que precisarem terão mais duas semanas. Será preciso, no entanto, que os cartórios eleitorais de cada cidade formalize o pedido de prorrogação junto ao TSE. O presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes destacou que apenas as cidades que tenham decretado emergência pública terão direito à essa exceção.
- Saiba como transferir o título de eleitor; prazo vai até 8 de maio
- "Eleição de A a Z": confira principais datas do calendário eleitoral
A vice-presidente da Corte, ministra Carmem Lúcia afirmou que “há cartórios embaixo d’água, com serviços inacessíveis. A chuva poderá aumentar nos próximos dias, me parece improvável que as localidades tenham condição de atendimento normal até o dia 8”.
Durante a sessão, Moraes fez um voto de solidariedade aos cidadãos e aos municípios atingidos. “Em nome do TSE e de toda a Justiça Eleitoral, apresento toda a nossa solidariedade e todo o apoio, não só ao povo do estado do Rio Grande do Sul, mas também ao governo estadual, que se encontra numa verdadeira situação de calamidade pública”.
Saiba Mais
-
Mundo A morte de menino palestino de 8 anos na Cisjordânia que pode gerar acusação de crime de guerra contra Israel
-
Esportes Santos liga alerta com dívidas e tenta evitar novas punições da Fifa
-
Flipar Confeiteira da Noruega leva prêmio por melhor chocolate do mundo
-
Webstories CNU: últimos dias de estudos; foque no principal
-
Flipar Trem “caminha” sobre lago rosa e encanta turistas na Rússia
-
Esportes Árbitro confirma primeiro gol de Terans pelo Fluminense em súmula; entenda