Diplomacia

Lula defende viagens ao exterior e integração da América do Sul

Ao longo de 2023, o presidente realizou uma série de viagens por quatro continentes: América, Ásia, Europa e África. No total, o chefe do Executivo visitou 24 países e foi criticado por conta da extensa agenda internacional

Petista apontou ainda a necessidade de investimentos e da integração entre os países da América do Sul -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Petista apontou ainda a necessidade de investimentos e da integração entre os países da América do Sul - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (31/5), por meio das redes sociais, a realização de viagens internacionais. O chefe do Executivo apontou ainda a necessidade de investimentos e da integração entre os países da América do Sul.

"Eu sei da responsabilidade do Brasil na América do Sul, como o país mais desenvolvido da região. Eu sempre digo que o Brasil não pode ser uma ilha de prosperidade enquanto os demais países não acompanham o crescimento. Por isso, as viagens internacionais são importantes, para que os empresários dos países sulamericanos possam investir juntos em setores chaves dos nossos países", escreveu.

Ao longo de 2023, o presidente Lula realizou uma série de viagens por quatro continentes: América, Ásia, Europa e África. No total, o petista visitou 24 países e foi criticado por conta da agenda internacional quando comparada à nacional.

Neste ano, o chefe do Executivo já cumpriu agendas no Egito, na Etiópia, na Guiana, em São Vicente e Granadinas e na Colômbia. Este mês, adiou a viagem que faria para o Chile entre 17 e 18 de maio para acompanhar a situação do Rio Grande do Sul

Lula também participará da reunião do G7, que ocorre entre 13 e 15 de junho na Itália, para apresentar a líderes globais o etanol de segunda geração, ou 2G, produzido pelo Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 31/05/2024 16:06 / atualizado em 31/05/2024 18:28
x