8 de janeiro

"Cumpriu seu papel", diz ex-presidente do TRE-DF sobre Moraes

Roberval Belinati, que foi o responsável por conduzir as eleições no DF e no exterior em 2022, defendeu a atuação do magistrado do Supremo

As declarações ocorreram em discurso feito por Roberval a policiais federais na superintendência da PF, em evento de comemoração dos 80 anos da corporação -  (crédito: Renato Souza/CB/DA.Press )
As declarações ocorreram em discurso feito por Roberval a policiais federais na superintendência da PF, em evento de comemoração dos 80 anos da corporação - (crédito: Renato Souza/CB/DA.Press )

O ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Roberval Belinati afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), "cumpriu seu papel" em relação aos ataques de 8 de janeiro de 2023. O magistrado do Supremo é o relator do inquérito aberto na Corte para investigar os atos antidemocráticos.

Roberval afirmou que foi questionado, recentemente, sobre a conduta do magistrado, que se despede hoje da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Me perguntaram o que eu achei do trabalho do ministro Alexandre de Moraes. Cumpriu o papel dele. Cumpriu a Constituição. Esse é o papel da Justiça", disse ele. Atualmente, Roberval ocupa o cargo de de 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

80 anos da PF

As declarações ocorreram em discurso feito por ele para policiais federais na superintendência da corporação, no Setor Policial Sul. No local, ocorreu um evento em comemoração aos 80 anos da instituição.

Na ocasião, o diretor-executivo da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, afirmou que, em um ano, foram atualizadas normas e procedimentos para aprimorar o trabalho de investigação.

"Atualizamos nossos mecanismos de investigação, de polícia judiciária, nosso código disciplinar. Enfrentamos questões difíceis, modernizamos as formas de retirada do país, reconhecendo o valor da família, da amamentação, para dizer a nossas mulheres e mães que podem continuar trabalhando em um ambiente favorável", destacou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 29/05/2024 12:08 / atualizado em 29/05/2024 12:09
x