O escritor Luiz Fernando Bandeira de Mello, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lança nesta terça-feira (28/5) a obra Impeachment à brasileira: contornos da responsabilidade política do presidente da República, no Congresso Nacional.
O livro — que foi produto da tese de doutorado dele, defendida em 2023 na Universidade de Salamanca, na Espanha, e aprovada com nota máxima cum laude — fala sobre a evolução do Impeachment, desde a origem até os dias contemporâneos.
será publicado pelo prestigiado selo das Edições Técnicas doSenado Federal.
A obra aborda os crimes de responsabilidade e as circunstâncias e condutas que podem conduzir ao impeachment do presidente da República, as origens no parlamentarismo inglês, a transformação sob o presidencialismo norte-americano e a atual conformação no Brasil e em países selecionados.
As discussões do livro também abordam os impeachments presidenciais brasileiros e traz entrevistas exclusivas concedidas pelos seis personagens centrais dos impeachments que ocorreram no Brasil: em 1992, contra Fernando Collor, e em 2016, contra Dilma Rousseff. Além desses presidentes da República que sofreram impedimento, o autor também entrevistou os dois presidentes do Supremo Tribunal Federal em 1992 e 2016, Sydney Sanches e Ricardo Lewandowski, e os dois presidentes do Senado Federal à época, Mauro Benevides e Renan Calheiros.
A cerimônia de lançamento do livro ocorre nesta terça-feira (28/5), a partir das 19h30, no Salão Negro do Senado Federal. Após o lançamento em Brasília, haverá noites de autógrafos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba em datas que ainda serão divulgadas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br