Palácio do Planalto

Lula sanciona PL que obriga reserva de vagas para transporte de órgãos

Medida vale para instituições civis ou militares e empresas públicas e privadas que operem transporte aéreo, terrestre ou marítimo

O PL 2.288/2015 foi sancionado durante evento a portas fechadas no Palácio do Planalto -  (crédito: Reprodução/Twitter)
O PL 2.288/2015 foi sancionado durante evento a portas fechadas no Palácio do Planalto - (crédito: Reprodução/Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (21/5) um projeto de lei que obriga órgãos públicos, companhias aéreas e empresas de transporte a reservarem vagas prioritárias para o transporte de órgãos e tecidos destinados a transplantes, bem como para as equipes médicas que acompanham e realizam os procedimentos.

O PL 2.288/2015 foi sancionado durante evento a portas fechadas no Palácio do Planalto. Entre os presentes estavam a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os ministros dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Multa para descumprimento sem justa causa

Segundo a matéria, a decisão vale para órgãos públicos, civis e militares, bem como empresas públicas e privadas que operem veículos de transporte aéreo, terrestre ou aquático. As vagas para o transporte de órgãos serão gratuitas e coordenadas pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A lei também prevê multa para empresas e instituições que se recusarem a realizar o transporte dos órgãos sem justa causa. “Um avanço importante, que irá ajudar a salvar vidas!”, comentou Silvio Costa Filho em sua conta no X (antigo Twitter).

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 21/05/2024 18:04 / atualizado em 21/05/2024 18:09
x