O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, conversou ontem (terça-feira, 14/5), por telefone, com o assessor especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, para expressar suas condolências, em nome do presidente dos EUA, Joe Biden, e do povo dos EUA, "aos que foram impactados pelas devastadoras inundações e deslizamentos de terra no Sul do Brasil", de acordo com nota divulgada pela Embaixada norte-americana no Brasil, nesta quarta-feira (15/5) .
As fortes chuvas no estado gaúcho, deixaram pelo menos, 149 mortos, conforme as informações do relatório da Defesa Civil divulgado na manhã de hoje, e 446 municípios foram afetados. O total de desalojados soma 538,2 mil pessoas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta quarta-feira, nova visita ao Rio Grande do Sul, onde deverá anunciar novo pacote de medidas para a unidade federativa.
- Lira e Pacheco decidem não acompanhar Lula ao Rio Grande do Sul
- Lula anuncia ministro para gerenciar crise no Rio Grande do Sul
"O conselheiro de Segurança Nacional reiterou o compromisso contínuo dos EUA em fornecer apoio e trabalhar em estreita colaboração com o Brasil no fornecimento da assistência necessária", destacou o comunicado.
Conforme a nota, Amorim e Sullivan discutiram o avanço na relação bilateral e "abordaram desafios globais e regionais, incluindo esforços para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza e garantir um cessar-fogo e um acordo de reféns para garantir o retorno seguro dos norte-americanos e brasileiros para casa". Segundo o comunicado ambos também discutiram sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o processo eleitoral na Venezuela.
De acordo com informações da embaixada dos EUA no Brasil, o governo Biden doou US$ 150 mil para ajudar os municípios de Estrela, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales, por meio da agência de fomento USAid. E, em parceria com ONG Woldvision, US$ 50 mil serão usados para a compra de 1.300 kits de higiene, 850 kits de limpeza e 80 itens de primeiros socorros, além de geradores de energia e purificadores de água.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br