A primeira-dama Janja Lula da Silva está no Rio Grande do Sul para acompanhar e auxiliar vítimas das fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Na manhã de domingo (5/5), ela desembarcou com o presidente Lula e foi direto para Canoas, uma das regiões mais atingidas.
Neste domingo (5), voltei mais uma vez ao Rio Grande do Sul, para acompanhar de perto o auxílio às vítimas das fortes chuvas que assolam o estado, consequência nefasta da crise climática. Em Canoas, pude conversar com pessoas que perderam suas casas e estão acolhidas em abrigos,… pic.twitter.com/psmmumb6E7
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
A viagem de Janja surpreendeu opositores do governo que a criticaram no sábado (4). O colunista Lauro Jardim, do O Globo, noticiou que a primeira-dama viajaria ao Rio de Janeiro para assistir o show de Madonna na Praia de Copacabana. Após a publicação da nota, parlamentares bolsonaristas e apoiadores do ex-presidente fizeram ataques em massa contra Janja.
No próprio sábado, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, desmentiu a informação. Ele disse que Janja esteve com a ministra Margareth Menezes no Rio na sexta-feira para agendas culturais do G20, grupo das maiores economias do mundo, mas que voltou para Brasília no mesmo dia.
- RS terá uma PEC de 'Orçamento de Guerra' para reconstrução, indica Lula
- Madonna faz espetáculo teatral para mais de 1,6 milhão de pessoas no Rio
Reconstrução
Em Canoas, Janja conversou com pessoas que perderam as casas e estão em abrigos. "Em Canoas, pude conversar com pessoas que perderam suas casas e estão acolhidas em abrigos, além de visitar o projeto 101 vira-latas com apoio da Secretaria Municipal de bem-estar animal, responsáveis por resgatar animais também atingidos pela tragédia. Povo gaúcho, estamos juntos!", escreveu a primeira-dama no Twitter.
Hoje, em Canoas, estive no abrigo do Sindicato dos Metalúrgicos, levando meu abraço e minha solidariedade. Agora, mais do que nunca, é momento de União e Reconstrução! pic.twitter.com/JA5KoZSFMi
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
“É muito triste o que está acontecendo com nossa gente no Rio Grande do Sul. É tempo de salvar vidas e de solidariedade. É tempo de União de todo o Brasil para a Reconstrução do RS”, escreveu Janja em outra publicação.
Além de Janja e Lula, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS) neste domingo (5).
“Chegamos no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas prefeituras”, postou Lula nas redes sociais, acompanhado de vídeo em que conversa com o governador após descer do avião.
É muito triste o que está acontecendo com nossa gente no Rio Grande do Sul. É tempo de salvar vidas e de solidariedade. É tempo de União de todo o Brasil para a Reconstrução do RS. pic.twitter.com/tS6MMq9dqf
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br