Inundações

Governo federal vai apoiar RS após temporal, diz Paulo Pimenta

Pelo menos duas pessoas morreram e 200 tiveram que deixar suas casas em temporal que atinge o estado da região Sul desde o fim de semana. Segundo Pimenta, governo vai atuar com ajuda humanitária, limpeza e reconstrução

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, declarou nesta terça-feira (30/4) que o governo federal vai apoiar prefeituras e o governo do Rio Grande do Sul após as fortes chuvas que atingiram o estado na noite passada. Pelo menos duas pessoas morreram e 200 ficaram desabrigadas pelo temporal, que atingiu cerca de 65 municípios gaúchos.

Segundo Pimenta, a ação no primeiro momento será de apoio humanitário, e depois de limpeza e reconstrução. O ministro também lamentou as vítimas fatais e os estragos causados pelo temporal.

“Eu trago a minha palavra, mas principalmente a palavra e o compromisso do presidente Lula. Assim como no ano passado nós estivemos desde o primeiro momento ao lado das prefeituras municipais, das comunidades e do governo do estado, mais uma vez nós estaremos junto com vocês”, declarou Pimenta em vídeo publicado em sua conta no X (antigo Twitter).

Governador aciona Forças Armadas

O governador Eduardo Leite alertou, também nas redes sociais, que ainda há previsão de temporais no estado e pediu que a população evite sair de casa. Ele disse estar em contato com o governo federal.

“Conversei com o ministério da Defesa e com o comandante militar do Sul para a disponibilização de efetivo, embarcações e helicópteros para regiões mais afetadas pela chuva. O apoio das Forças Armadas, somando com nossa Defesa Civil, Bombeiros e Brigada, será essencial nesse momento crítico”, disse Leite.

“Nesta hora, (providenciaremos) um apoio humanitário. Em um segundo momento, um trabalho de limpeza e reconstrução”, frisou, por sua vez, Paulo Pimenta. “Nós daremos todo o apoio às comunidades e às prefeituras”, acrescentou. 

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas