O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (8/4) com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. O cargo é equivalente ao de ministro das Relações Exteriores. Segundo o Planalto, os líderes conversaram sobre a importância da liberdade religiosa, o combate à fome e à desigualdade e a situação dos indígenas Brasil.
Também participaram do encontro a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim.
- Lula parabeniza papa Francisco por aniversário: "Liderança importante"
- Lula vai ao Vaticano e tem encontro com o Papa Francisco
- Em encontro, Lula convida Papa para Círio de Nazaré e fala sobre paz
Lula destacou ao cardeal a atuação do Brasil na presidência do G20, que tem como um dos motes o combate à fome e à desigualdade. "Um mundo que produz a quantidade de alimentos que produz não pode ter gente passando fome", enfatizou.
Recebi o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, no Palácio do Planalto. Conversamos sobre os esforços do governo federal no combate às desigualdades e à fome e ações nesse sentido durante a liderança do Brasil no G20. Também concordamos com a importância de os… pic.twitter.com/90nj7RmOq6
— Lula (@LulaOficial) April 8, 2024
O presidente também elogiou a atuação do Papa Francisco, chefe de Estado do Vaticano e líder da Igreja Católica. Tanto Lula quanto Parolin concordaram que os governos precisam garantir a liberdade de fé à população.
Direitos dos indígenas
O cardeal comentou que a Santa Sé tem interesse na situação dos povos indígenas no Brasil, ao que Lula respondeu ter criado o Ministério dos Povos Indígenas. Segundo o Planalto, o presidente também anunciou que pretende anunciar a homologação de novas terras, e destacou as ações do governo para combater o garimpo ilegal e resolver a crise entre os ianomâmis.
"No que depender do nosso governo, os povos indígenas terão o melhor tratamento possível", afirmou Lula ao cardeal Parolin.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br