Diplomacia

Lula presta solidariedade ao presidente do México; Itamaraty condena ação em embaixada

"Toda minha solidariedade ao presidente e amigo López Obrador", escreveu o petista, compartilhando ainda uma nota do Itamaraty sobre o ocorrido

Em nota, o governo brasileiro condenou a ação empreendida por forças policiais equatorianas na Embaixada mexicana em Quito na noite desta sexta-feira (5/4) -  (crédito: Evaristo Sa/AFP)
Em nota, o governo brasileiro condenou a ação empreendida por forças policiais equatorianas na Embaixada mexicana em Quito na noite desta sexta-feira (5/4) - (crédito: Evaristo Sa/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade neste sábado (6/4) ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, após invasão de forças policias na embaixada do país, em Quito, ocorrida na noite desta sexta-feira (5/4) para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, condenado a seis anos de prisão por corrupção — que recebeu asilo mexicano.

"Toda minha solidariedade ao presidente e amigo López Obrador", escreveu o petista por meio das redes sociais, compartilhando ainda uma nota do Itamaraty sobre o ocorrido.

O ministério das Relações Exteriores condenou a investida e destacou que a ação viola a Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

"O governo brasileiro condena, nos mais firmes termos, a ação empreendida por forças policiais equatorianas na Embaixada mexicana em Quito. A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis, podendo ser acessados por agentes do Estado receptor somente com o consentimento do Chefe da Missão", apontou.

"A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização. O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano", concluiu o documento divulgado.

O governo do México anunciou na madrugada deste sábado (6) que rompeu relações diplomáticas com o Equador.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/04/2024 13:23 / atualizado em 06/04/2024 13:23
x