ditadura

Dirceu volta ao Congresso em evento sobre o golpe

Ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil participa de cerimônia, no Senado, sobre os 60 anos da quartelada de 1964, e 19 anos depois de ter o mandato cassado. Em discurso, faz alerta para o avanço da extrema direita

 Bras..lia (DF) 02-04-2024  Sess..o especial para celebrar a democracia brasileira. Ex-ministro Jos.. Dirceu, Maria Thereza Fontella Goulart e seu filho, Jo..o Goulart filho. -  (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)
Bras..lia (DF) 02-04-2024 Sess..o especial para celebrar a democracia brasileira. Ex-ministro Jos.. Dirceu, Maria Thereza Fontella Goulart e seu filho, Jo..o Goulart filho. - (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)

O ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu voltou ao Congresso, ontem, 19 anos depois de ter o mandato cassado no escândalo do mensalão. O retorno foi por causa de um ato que remete a 2 de abril de 1964, quando o senador Auro de Moura Andrade, então presidente do Congresso, declarou vago o cargo a Presidência da República, embora o presidente João Goulart ainda estivesse no país.

Dirceu aproveitou o evento para chamar a atenção a respeito do avanço da extrema direita em todos os continentes. "Nosso povo resiste, luta, e, se temos democracia, é por isso. Porque, como a extrema direita e o conservadorismo cresceram no mundo todo, inclusive na América do Sul, é preciso recolocar que a luta é que faz a lei, a luta política, a luta social. Esse é o nosso papel. Por isso que relembramos 1964", exortou.

O ex-ministro foi convidado pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso. Da cerimônia participaram a ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart e João Goulart Filho, além de parlamentares.

Nos bastidores, comenta-se que Dirceu pretende candidatar-se, em 2026, a uma cadeira de deputado federal — possivelmente pelo PT.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/04/2024 03:55
x