Morreu, nesta terça-feira (5/3), o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Oreste Dalazen, aos 71 anos, em Brasília. A informação foi confirmada pelo próprio TST.
Natural da cidade de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, o ex-ministro se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde fez mestrado e atuou como professor assistente. Ele também lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Universidade de Brasília (UnB).
João Oreste também atuou como procurador da Caixa Econômica Federal e passou em primeiro lugar no concurso público para promotor de Justiça do Paraná em 1978, mas não tomou posse. Foi em 1980 quando ingressou na magistratura trabalhista como juiz substituto e depois foi promovido para o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região em 1993.
Foi o então presidente Fernando Henrique Cardoso que o nomeou para o TST em 1996, em vaga destinada à magistratura de carreira.
João Oreste foi ministro entre os anos 1996 e 2017, ocupando a presidência da casa entre 2011 e 2013. O trabalho dele na gestão do Tribunal ficou marcado pela iniciativa Programa Trabalho Seguro, lançado durante as obras de construção civil dos estádios da Copa do Mundo de 2014.
Em nota, o presidente e o vice-presidente do TST, Lelio Bentes Corrêa e Aloysio Corrêa da Veiga, expressaram pesar pela morte do ex-ministro e decretaram luto oficial de três dias na Casa. "O Tribunal transmite seus pêsames à família e amigos neste momento de luto".
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região também manifestou pesar pela morte do ministro em nota assinada pelo desembargador Samuel Hugo Lima.
Saiba Mais
-
Esportes Com Tite, Flamengo tem bom aproveitamento em clássicos
-
Esportes Em recuperação de seu status, James mira sequência no São Paulo
-
Diversão e Arte BBB 24: após 'Sincerão', enquetes mostram eliminação certa de brother
-
Mariana Morais Erika schneider desconversa sobre ficada com Neymar
-
Cidades DF Professora da UnB morre aos 53 anos por complicações da dengue
-
Esportes Ramón Diaz atinge sua maior sequência invicta no Vasco