O presidente francês Emmannuel Macron chega ao Brasil nesta terça-feira (26/3). Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira agenda de Macron será em Belém, no Pará, com foco ambiental e em desenvolvimento sustentável. A cidade também sediará a cúpula da COP30 em 2025.
- Em visita de Macron ao Brasil, governos deverão firmar mais de 15 atos
- Macron no Brasil: que negociações devem avançar em visita do presidente francês
Ambos embarcarão para a Ilha do Combu, onde acompanharão a produção artesanal e sustentável do cacau da região e terão encontro com representantes indígenas. Está prevista ainda a entrega da condecoração do líder indígena Raoni Metuktire.
"Essa visita dará aos dois líderes a oportunidade de compartilhar seus pontos de vista sobre os principais desafios globais, especialmente sobre as questões de proteção da biodiversidade, transição ecológica e descarbonização das economias. Macron está empenhado em manter um diálogo constante e exigente com os principais países emergentes, incluindo o Brasil, um ator fundamental no cenário internacional do ponto de vista demográfico, econômico e diplomático", apontou, em nota, a embaixada da França no Brasil.
A viagem de Macron se estende ainda pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília até o dia 28 de março. No geral, a visita se concentrará em três áreas principais: questões estratégicas, cooperação em relação aos principais desafios globais, principalmente a mudança climática, e relações econômicas.
"Essa primeira visita de Estado ao Brasil e à América Latina oferece uma oportunidade de dar um novo
impulso à dinâmica das relações franco-brasileiras em todas as frentes, em um momento em que as
tensões e crises internacionais tornam mais necessário do que nunca fortalecer essa parceria
estratégica", destacou a embaixada.
Veja abaixo a programação preliminar:
26/3 - Belém, Pará
16h15
Lula recebe Macron.
16h30
Encontro entre Macron e Lula a bordo de um barco para a ilha de Combu.
17h30
Visita à empresa produtora de cacau Filha de Combu.
18h15
Cerimônia de outorga a Legião de Honra ao Sr. Raoni Metuktire, cacique do povo Kayapo.
19h
Encontro com representantes de povos indígenas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br